“O que me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”. (Martin Luther King)

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O SINTE/SC – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Santa Catarina constitui-se em Entidade Sindical que representa mais de 60 mil Trabalhadores em Educação, incluindo professores/as, equipe técnica pedagógica e administrativa, enfim, profissionais das Escolas Públicas do território catarinense.
É uma organização que luta a favor dos Trabalhadores da Educação e melhorias nas suas condições de trabalho, construindo sua história na construção de uma sociedade mais democrática e plural, com escola pública gratuita, de qualidade e para todos e todas. Desde os mais árduos tempos da ditadura militar, o SINTE já estava à frente na luta, exigindo melhores condições aos Trabalhadores, em especial aos da Educação, inclusive com a defesa constante, firme e exitosa dos direitos da categoria, no plano político e também jurídico, com o ingresso de centenas e centenas de ações, com a cobrança dos mais variados direitos dos Trabalhadores da Educação.
No entanto, ultimamente membros da Categoria do Magistério têm recebido “visitas” de grupos de pessoas, que passam pelas Unidades Escolares, e se apresentam como Advogados, induzindo os Trabalhadores a ingressar com ações judiciais na Justiça Estadual (TJSC) afirmando que a Assessoria Jurídica do SINTE/SC não promove tais ações, ou inclusive, apresentando-se como se fizessem parte da própria Assessoria Jurídica do SINTE/SC.
Aproveitamos para esclarecer que temos recebido diversas reclamações sobre inverdades levadas para as Unidades Escolares por este grupo de pessoas, que se apresenta como Advogados/as, em especial sobre as Ações do Piso Salarial e de 1/3 de Hora/Atividade. Cabe ressaltar que nossa Assessoria Jurídica sempre informa sobre as bases legais e andamento dessas ações.
Da mesma forma, esclarecemos que são inverídicas as informações no sentido de que as chamadas Ações Individuais teriam tramitação mais rápida do que as Ações Coletivas. Há direitos  implementados com maior efetividade pela via das Ações Coletivas, que beneficiam a toda Categoria, como ocorreu, apenas para citar um exemplo, com o pagamento do Vale Alimentação nos afastamentos legais, pago em folha desde 2011, sendo que os atrasados já estão no início da Execução, a demandar cálculos individuais de cada associado.
Por isso, aproveitamos para alertar a Categoria dos riscos de se fornecer dados pessoais e documentos, bem como assinar procuração em favor de pessoas/profissionais desconhecidos e sem respaldo ou referência institucional, que garanta o posterior contato pelos associados,



O SINTE/SC já divulga para seus associados e associadas, todos os processos em andamento, por meio de sua Assessoria Jurídica, seu Blog (http://sinte-sc.org.br/) e Jornal Mural distribuído nas escolas, não havendo necessidade de contratação de assessoria particular, ainda que isso seja um direito de todo associado.
Diante dessa situação, cabe aqui reiterar que o SINTE/SC dispõe de Assessoria Jurídica devidamente constituída, qualificada e à disposição da Categoria para esclarecimentos sobre seus direitos, agendamento de consultas, informações administrativas e jurídicas em geral, bem como ajuizamento de ações para cobrar os direitos da Categoria. Para tanto, possuímos Regionais organizadas, incluindo a Regional de Blumenau.
Saudações sindicais,


Coordenação Regional de Blumenau


Nenhum comentário:

Postar um comentário